A Rede de Pesquisa em Governança da Internet (REDE) é uma rede acadêmica autônoma, multi e transdisciplinar formada por pesquisadoras e pesquisadores de temas relativos à Governança da Internet.
Buscamos discutir as dimensões tecnopolíticas da rede e suas consequências técnicas, sociais, econômicas e de política pública, atentando aos silenciamentos epistemológicos gerados por desigualdades de gênero, classe, raça, etnicidade, geração, e de pessoas com deficiência no âmbito das tecnologias digitais.
A partir dos princípios de inclusão, diversidade, multi e transdisciplinaridade, a REDE tem o propósito de reunir pessoas interessadas num objeto de pesquisa comum, a Governança da Internet, a fim de proporcionar um espaço de interação de abordagens, enfoques, metodologias e métodos de pesquisa que permitam ampliar o debate e a investigação sobre o tema e seus desdobramentos, em vista de rápidos desenvolvimentos tecnocientíficos da internet.
A rede mundial de computadores tornou-se objeto de investigação nas mais diversas áreas do conhecimento, impulsionada pelo crescimento de sua importância enquanto meio de informação e comunicação. De modo específico, a Governança da Internet inclui o estudo das tecnologias, do conjunto de meios materiais e lógicos que constituem a internet e sua infraestrutura, das instituições que a definem e administram, bem como dos atores envolvidos e das decisões e políticas derivadas de tais arranjos que impactam o interesse público.
A fim de promover essa agenda de pesquisa, a REDE estrutura-se em torno de três atividades principais:
As preocupações com inclusão e diversidade no campo da Governança da Internet inspirou a estruturação de um acompanhamento das citações presentes nos Anais dos Encontros desde a sua primeira edição. O Índice de Referências Bibliográficas (IRB) é uma das ações constantes da REDE para combater as desigualdades de gênero no campo da Governança da Internet.
Como resultado dessas ações, espera-se que a produção acadêmica brasileira, em diálogo com a produção Latino-americana e internacional, venha a contribuir de modo sistemático e organizado no âmbito da Governança da Internet, seja para o fomento às discussões científicas, seja no suporte às políticas públicas e ações empresariais alinhadas aos valores de igualdade e justiça social.
A História da Rede de Pesquisa em Governança da Internet começa durante o curso da Escola de Governança da Internet no Brasil, em julho de 2016, onde surgiu a motivação para a criação de um espaço permanente e multidisciplinar para discussão de nossas pesquisas e interesses ao redor dos temas da Governança da Internet. A articulação para compor uma rede surgiu do convite da então doutoranda Fernanda Rosa (comunicação, American University) e se materializou a partir do entusiasmo e dedicação des também estudantes Carolina Batista Israel (geografia, USP), Diego Vicentin (sociologia, UNICAMP), Jean Ferreira dos Santos (política científica e tecnológica, UNICAMP), Nathália Sautchuk (engenharia, USP), Pedro Andrade Caribé (comunicação, UnB), e também da pesquisadora Raquel Gatto (PUC-SP) e da professora de ciência política Rosemary Segurado (PUC-SP e Escola de Sociologia e Política de São Paulo).
O trabalho da construção da REDE foi coletivo e voluntário. Enquanto Carol desenvolveu o questionário de avaliação de pares e criou nosso mailing list, Diego organizou o comitê científico e Fernanda fez a solicitação de uma sala no dia zero do Fórum da Internet no Brasil (FIB) e de um trabalho pro-bono da agência Zinnerama para criação de nossa identidade visual. Jean solicitou nosso ISBN e estruturou os Anais do Encontro, enquanto Nathália desenvolveu nosso primeiro site e contas nas redes sociais, Raquel auxiliou a captar recursos para bolsas aes autores, e Rose nos orientou com disposição e sabedoria nas constantes tomadas de decisão. Pedro teve de priorizar outros projetos em Salvador logo no início, e o restante do grupo se consolidou como o primeiro Núcleo de Coordenação da REDE. Raquel e Rose, como as únicas doutoras do grupo, também compuseram o primeiro – de muitos – comitês científicos.
Em 2017, o FIB estava em processo de reorganização. Até então, a agenda do evento era centralizada no Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e definida sem a participação da sociedade mais ampla. A solicitação da REDE não foi atendida de pronto, e a intenção de trazer a academia presente em seu Encontro anual para o diálogo com outros setores da sociedade no FIB ficou inicialmente em suspenso, até que um novo modelo com abertura pública de chamada de propostas para o Fórum foi instituído e a nossa solicitação foi finalmente atendida.
O I Encontro da REDE ocorreu no dia 14 de novembro de 2017, no dia zero do FIB. Tivemos 12 (doze) trabalhos aceitos e organizados em mesas temáticas, com uma taxa de aceitação em torno de 40%. Após o Encontro, realizamos uma reunião para apresentar o propósito da REDE e ouvir as opiniões de todas as pessoas presentes sobre os próximos passos da iniciativa. Ali foi consolidada uma estrutura horizontal e voluntária de coordenação, e o não pagamento de taxa de inscrição ou de filiação.
Desde então, os Encontros têm sido anuais, com exceção de 2020 – ano de início da pandemia da COVID 19, quando não houve evento. Na maioria das edições, as datas e locais dos Encontros presenciais têm sido definidos em consonância com o calendário do FIB. Durante a pandemia, Encontros online também foram realizados independentes do Fórum.
Por sua característica coletiva e voluntária, o Núcleo de Coordenação da REDE passa por alterações de acordo com a disponibilidade des integrantes. É comum que, após apresentarem trabalhos, autores demonstrem interesse em contribuir com a organização e se somem ao Núcleo. Componentes do grupo também podem indicar e convidar noves integrantes. O balanço de gênero e raça tem sido uma das principais marcas do Núcleo e a representatividade regional, étnica e geracional uma busca constante.
O núcleo é composto por voluntáries que trabalham na manutenção dos eventos e atividades da REDE. Deseja nos ajudar? Entre em contato!
O comitê é composto por doutorxs que fizeram parte do processo de seleção de artigos para os Encontros da REDE desde seu início. A composição do comitê científico ano a ano está presente em nossos anais.
Participando do nosso grupo de emails e compartilhe suas experiências e interesses com colegas de todo o país
A Rede de Pesquisa em Governança da Internet (REDE) é uma rede acadêmica autônoma e multi e transdisciplinar formada por pesquisadoras e pesquisadores de temas relativos à Governança da Internet, que buscam discutir as dimensões tecnopolíticas da rede e suas consequências técnicas, sociais, econômicas e de política pública.
Como uma das atividades desenvolvidas pela Rede de Pesquisa em Governança da Internet, o seu Núcleo de Coordenação administra uma lista de e-mails que hoje possui mais de 150 pessoas inscritas, abrangendo todas as regiões do território nacional, possibilitando uma troca constante de informações sobre pesquisas, eventos, notícias, além de oportunidades de trabalho e bolsas de estudos.
O intuito desta lista é, portanto, contribuir para a integração entre pessoas pesquisadoras e interessadas em temas de Governança da Internet, visando a criação de um espaço plural para discussão destes temas, divulgação de oportunidades acadêmicas, etc.
Caso tenha interesse em se inscrever em nossa lista de e-mails clique no botão abaixo: